Será que está caro de mais a troca do óleo do câmbio automático?
Vamos fazer uma demonstração de matemática simples:
O óleo do câmbio dura no mínimo 50 mil km, já o óleo do motor dura no máximo 10 mil km. Vamos usar estes números e os respectivos custos para verificação simples, na ponta do lápis:
Custo para trocar o óleo do motor: R$300,00 / 10.000km = R$0,03/quilômetro rodado.
Custo para troca óleo do câmbio: R$1500,00 / 50.000km = R$0,03 / quilômetro rodado.
Como é fácil constatar, na reflexão o custo é o mesmo.
Considere então que a troca demanda uma máquina que custa em torno de R$50.000,00, um ou dois funcionários e é feita em duas a três horas de serviço, além do litro do óleo chegar a custar cerca de 10 vezes mais, o valor agregado termina sendo muitos mais barato do que uma manutenção corretiva. Então, antes de que as suas lágrimas escorram, leve em consideração a matemática que acabamos de demonstrar acima.
Tá, mas por que o óleo de câmbio custa “tão caro assim”?
É questão de tecnologia requerida para atender as condições de trabalho. Na prática, o óleo de câmbio automático custa muito mais que o óleo do motor porque além de ser importado (não existe produção de óleo de câmbio automático de alto padrão no Brasil), possui uma constituição molecular altamente complexa que exige anos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Produzir um óleo que seja capaz de reproduzir o efeito “velcro” (como no caso do câmbio CVT) em peças metálicas através da organização do nível químico e molecular de sua fórmula requer um nível único de investimento por parte da indústria. Da mesma forma, suportar os níveis de pressão e temperatura de trabalho dentro de uma transmissão automática também demanda fluidos altamente técnicos. Lembre-se que o câmbio automático é uma máquina hidráulica e o óleo possui uma função ativa, bem mais complexa que o óleo de motor que apenas lubrifica e esfria as peças.
Outra questão diz respeito à durabilidade, já que o óleo de transmissão automática dura mais que qualquer outro, lembrando que os melhores óleos de motor precisam ser trocados a cada 10 mil km no máximo enquanto que 50 a 100 mil km é a expectativa média de vida do fluido ATF.
Em um eventual defeito, o câmbio automático custa muito mais caro que um motor para consertar porque trata-se de um dispositivo muito mais complexo e sensível requerendo mão de obra especializada. O óleo é igualmente diferenciado, então quando tentamos diferenciar câmbio automático de uma retífica em um motor, podemos fazer um paralelo entre uma cirurgia ortopédica e uma neurocirurgia cerebral. Tudo aqui é mais delicado, complexo e crítico.
Então, não se assuste, embora o valor pago na hora da troca seja mais alto, ele se dilui nos quilômetros rodados e na sua segurança e de sua família, sem contar o conforto e facilidade ao dirigir um automático.
Mantenha o óleo do câmbio em perfeitas condições e você garantirá a longevidade de sua transmissão automática.