Pense no que o sangue representa para o corpo humano. O mesmo podemos falar sobre importância do óleo para o motor do carro. Mas é comum ver erros na hora de trocar de óleo do motor, apesar dele ser fundamental para o bom funcionamento do veículo e durabilidade das peças.
A principal regra é seguir as recomendações do fabricante que estão no manual do proprietário, sempre seguindo conforme o prazo de troca. Chegou a hora da troca de óleo? Então veja cinco dicas para escolher certo o lubrificante para seu carro.
Observe no manual o tipo de óleo.
Veja no manual do proprietário qual o tipo de óleo indicado: sintético, semissintético ou mineral. Eles têm formulações diferentes conforme cada motor. Só complete ou troque o óleo com o mesmo tipo de óleo indicado. Não entre nessa de querer “fazer um teste”. Se está recomendado um tipo específico, é porque foram muitos anos de estudos nas montadoras para encontrar o lubrificante certo para o melhor desempenho do motor, cada lubrificante tem seus aditivos e suas peculiaridades.
Fique atento no desempenho e a viscosidade.
Os óleos também têm especificações quanto à viscosidade e desempenho. A viscosidade aparece junto à sigla SAE, acompanhado de números e a letra “W”. SAE 5W-30, por exemplo. O desempenho é mostrado com as siglas API (SN, SM, SL…) ou ACEA (A3-02, A3-08…). Essas informações aparecem no rótulo da embalagem do lubrificante. Você precisa seguir essas recomendações de desempenho.
Não coloque óleo de tipos de veículos diferentes(exemplo= moto)
Nunca use óleo de moto no seu carro ou óleo para motor a diesel em motor a gasolina e vice-versa. Eles têm composições diferentes, com testes diferentes. Também nunca experimente no motor os óleos feitos para outros componentes do veículo, como óleo para caixa de câmbio, por exemplo.
Nunca use qualquer óleo.
Desconfie sempre quando alguém disser que seu carro “pode usar qualquer óleo”. Os lubrificantes são desenvolvidos e testados para cada motor específico. O uso do lubrificante errado pode provocar desgaste nas peças, aquecimento, sujeira e consumo excessivo de combustível. – A meu amigo mecânico falou que posso usar qualquer óleo.(Realmente ele é seu amigo).
Saiba a hora correta de colocar aditivos.
Os aditivos no óleo são importantes para melhorar as condições de lubrificação, para ajudar na limpeza e para aumentar a vida útil do motor. Mas os óleos já trazem aditivos na sua fórmula. Aditivos só podem ser adicionados depois de uma avaliação mecânica, para resolver problemas específicos no motor.