A borra é um problema em motores de carros e motos que assombra os motoristas, desde os mais novos, aos mais velhos. Mesmo com mais tecnologia, e novas informações, a borra continua acontecendo, com 99% das vezes a culpa sendo do próprio motorista, que não cuida da manutenção do carro. Mas o que significa essa borra? Porque ela acontece?
Borra no motor: causas
Talvez você não troca seu óleo há algum tempo, ou você demora mais do que a quilometragem do manual manda para fazer a troca do óleo. Pode ser que você está usando um óleo fora da especificação do manual da montadora. Principalmente carros usados para trabalho, e carros que vivem em regiões de temperaturas extremas (muito frio/muito calor), o óleo precisa de uma atenção especial para evitar que a borra apareça.
A falta de revisões e deixar de trocar os filtros do veiculo, também causa a temida borra do motor.
Borra no motor: o que é?
A borra é um alerta que algo precisa ser feito na manutenção do seu carro. Existem passos que você pode tomar para se livrar por completo desta borra nociva ao motor. O custo de não fazer nada muitas vezes pode significar a necessidade de comprar um motor completamente novo.
Basicamente, a borra é a cristalização do óleo do motor, sua solidificação. Ela acontece porque com o tempo, o óleo do motor vai perdendo seus aditivos e suas características de fluidez. Partículas sólidas do desgaste do motor e partículas do próprio óleo começam a se juntar, “colando” e “decantando” em algumas áreas do motor. Depois de um tempo de acúmulo, elas ficam tão sólidas que podem travar o motor, ou começar a se soltar e entupir os dutos de lubrificação do motor do carro.
Tudo isso pode ser evitado trocando o óleo do motor nos prazos recomendamos pela fabricante, e usando o óleo recomendado no manual.
Borra no motor: o que fazer?
A solução mais simples é aqui a utilização de um flush químico removedor de borra. Eles são a maneira mais fácil de se livrar da borra do motor. Eles normalmente são adicionados ao óleo velho, e o carro é funcionado em marcha lenta por 5-10 minutos, sem condução. Isto dá o tempo para a solução química dissolver a borra no óleo. Aí é só trocar o óleo velho pelo óleo novo, e a borra vai embora.
Mas, isso não dá pra fazer em casa. Como a borra soltará partículas sólidas no seu motor, depois de terminar a limpeza, você precisará fazer uma lavagem de todo seu sistema de lubrificação, remover o cárter do veículo para limpeza, verificar se há algum vazamento de óleo que a borra estava tampando, etc. Resumindo: só faça o flush da borra no motor em uma oficina mecânica de qualidade.
Vale dizer também que dependendo do nível da borra no cabeçote do veículo, pode ser necessária a completa remoção do cabeçote e um banho químico para remover as partes sólidas.
Use a borra no motor como um novo começo para sua rotina de manutenção do carro
Uma vez que você atravessou o problema de fazer o flush do motor, você tem uma chance para um novo começo com a sua condução e manutenção do carro.
Lembre-se que viagens curtas diariamente (10 a 30 minutos, várias vezes ao dia) são as maiores aceleradoras da formação de borra no motor. Pensar com mais cuidado sobre as viagens curtas que você faz, e se todas elas são absolutamente necessárias. Se são necessárias, faça a troca do óleo do motor na metade do tempo recomendado pelo fabricante.
Mesmo para um carro com manutenção barata, uma “flush” completo no motor pode sair até mais de R$3.000. A troca do óleo do motor sai por menos de R$200 para a maioria dos carros populares.